Você é, o que você pensa de si mesmo

29 DE MAIO DE 2021

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

 

Muitas pessoas ficam tristes e até mesmo zangadas quando não são valorizadas. Seja na família, igreja, trabalho, ou onde quer que essa pessoa esteja, a sensação de frustação é um problema comum a muitas pessoas, e o pior, a frustação pode agravar com o passar dos anos.

 

O que a maioria não percebe, é que não importa o que as pessoas pensam a respeito do outro, o que realmente vale é o que você pensa sobre si mesmo e de como você lida com suas atitudes. Digo isso, porque a opinião dos outros muda à medida que eles reconhecem a mudança em você.

 

Imagine uma pessoa que sonha ser um jornalista reconhecido. Um jornalista sério sabe que que tudo o que ele tem é sua credibilidade, e esta credibilidade estará tanto no que ele escreve, quanto em como ele se comporta na sociedade. Nada adianta ser bom em uma área e desagradar em outra. Pense em um jornalista que critica políticos pela falta de transparência e de repente é flagrado furtando algo, ele perderá sua credibilidade. Para falar e cobrar sobre moralidade é precisa ser exemplo e assim é com tudo.

 

O mesmo acontece se você quer ser reconhecido como um filho/filha obediente, um marido/esposa exemplar, um profissional em sua área de atuação, não basta apenas desejar, precisa se comportar como tal. Também não pense que a mudança acontece da noite para o dia. Não, toda mudança leva tempo, inclusive anos.

 

Uma dica de ouro é não fazer as coisas para provar aos outros, e sim, provar a si mesmo que você pode ser melhor a cada dia. À medida que você evolui como ser humano, essas mudanças são notadas naturalmente por onde quer que você ande.

 

O escritor de Romanos nos deixa um conselho sensacional sobre esse processo, ele diz que não devemos seguir os padrões do mundo, mas sermos transformado pela renovação de nossa mente, ou seja, mente renovada todo instante.

 

Muitas vezes queremos nos encaixar nos padrões de alguém, ou então, vamos ao outro extremo, - querer que o outro se encaixe em nosso padrão -. Não dá, eu sou eu, você é você e o outro é o outro. Aqui entra uma boa porção de respeito e a tolerância.

 

Numa rápida espiada no dicionário, vemos que a palavra renovação significa “tornar novo novamente”, e é isso que o escritor bíblico nos quis dizer: ser uma nova pessoa a cada dia. O EU de ontem ficou no passado, o EU de hoje acordou renovado para as novas experiências do agora, só assim seremos “capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (cf. Romanos 12:2)

 

Essa renovação não é nada fácil, é um processo de longo prazo e é por isso que o Apostolo São Paulo escreve “...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo....” (cf. Filipenses 3:13-14). Não tem outro meio, só existe um método eficaz para vencer, é seguir em frente, esquecendo o que ficou para trás. E esse “deixar” e tudo o que lhe impede de ser cada dia melhor.

 

Afinal, a primeira mudança a ser feito é em você mesmo!

 

Fale Comigo
Pelo WhatsApp