Para curar uma ferida você precisa parar de tocá-la

17 DE JANEIRO DE 2022

A frase que dá título deste texto me fez lembrar de minha mãe, na infância, sempre que me machucava, ela passava o famoso “merthiolate” e se me visse cutucando dizia: “tira essa mão daí menino, se tirar a casquinha a ferida nunca vai sarar!”. Minha mãe tinha razão, a “casquinha” coçava, incomodava.... mas tinha uma função extremamente útil, - ajudar na cicatrização.

 

Diferente da ferida física, que você pode ver, passar remédio e fazer curativos, as feridas emocionais você não vê, e em muitos casos quem está a sua volta também não vê, e pior, não existe um remédio certo.

 

Em certas ocasiões da vida somos surpreendidos com circunstâncias que nos afetam, seja a demissão do trabalho, o fim de um relacionamos, a decepção com alguém da família e amigos, enfim, situações que nos causam feridas. O problema é que na vida, só conseguimos seguir em frente com o passado resolvido. Feridas não cicatrizadas ficam voltando o tempo todo. É natural, o ser humano precisa de pontos finais.

 

Ao longo dos anos, a humanidade aprendeu criar ritos de passagem, é por isso que as festas de 15 anos são tão importantes para as meninas, as formaturas após a conclusão de um curso, o batismo quando se converte a uma nova religião, isso serve para marcar um novo tempo. Serve como um fixador em nossa mente, que precisamos mudar de fase.

 

Seja qual for o ponto final da sua vida, é necessário deixá-lo para trás, guardar ressentimentos é o mesmo que sofrer de novo, de novo e de novo. Não quero dizer com isso, que não podemos viver a dor da perda, aliás, cada situação vai ter seu tempo de cura e isso faz parte de quem somos, só não insista no que te faz mal.

 

Para mim, a melhor forma de encarar as feridas e saber que nosso passado, presente e futuro estás nas mãos de Deus, e se Ele tirou algo, eventualmente isso será melhor. Perder para Deus não é perder, é ganhar.  Para o apostolo Paulo o segredo de vencer as feridas era fazer uma coisa: “...esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13,14).

 

Entregue tudo nas mãos de Deus e confie, Ele não falha!

 

Pense nisso!

 

Fale Comigo
Pelo WhatsApp