Manasses e Efraim já está de bom tamanho

15 DE FEVEREIRO DE 2020

Há alguns anos a Rede Record deixou notória a história de Jose, um escravo hebreu que se torna governador no Egito. A minissérie contou o relato que se encontra no livro de Gênesis. A história, por si só é fantástica, fala de fé, fidelidade e superação.

Aos 30 anos, a vida do escravo Jose começa mudar. Porém, até este momento ele passa por muitas dificuldades. Quando adolescente foi perseguido, humilhado e traído por seus irmãos, cresceu, conhecendo um mundo hostil nas mãos de pessoas que queriam apenas tirar proveito dele.

 

Um dia foi trabalhar na casa de um general egípcio, mas, saiu de lá direto para a prisão, foi acusado falsamente de tentativa de estupro pela esposa do próprio general.

 

Quando Jose deu a volta por cima, bem que poderia ter se revoltado contra seus inimigos, mas ele decidiu continuar a vida sem lembranças do passado. Em Gênesis 41. 50-52, diz, que ao nascer o primeiro filho, ele escolhe dar o nome de Manasses, que literalmente quer dizer: “Causa de Esquecimento”, diz o texto bíblico, que assim que o menino nasceu ele disse: “Porque Deus me fez esquecer de todos as dificuldades que sofri nas mãos de minha família”.

 

Seria tão bom se todos nós tivéssemos essa postura. Esquecer sempre das coisas ruins que nos sobrevém. Isso evitaria traumas, depressões, angústias e tantas outras doenças que as pessoas vão juntado simplesmente porque não conseguem perdoar.

 

É mais surpreendente ainda, foi quando nasceu o segundo filho, José põem o nome de Efraim que quer dizer: “Fruto”, segundo a Bíblia, quando o menino nasceu ele declarou: “Pois Deus tornou-me fértil na terra de meu infortúnio.” Além de saber esquecer as coisas ruins do passado ele também sabia ser grato.

 

Ele entendeu que as dificuldades vivenciadas naqueles anos, foi o que moldou seu caráter, sua personalidade e o fez o grande vencedor. Assim como José, é preciso vencer as magoas, frustações e todo mal que nos sobrevém. É preciso lembrar que as dificuldades só nos fortalecem. Isso porque, o melhor sempre está por vir.

 

Termino aqui com uma frase de São Paulo:

 

“...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo...” (Filipenses 3:13,14)

 

Pense nisso!

 

Fale Comigo
Pelo WhatsApp