Como é possível vencer a depressão?

19 DE NOVEMBRO DE 2021

Os dicionários definem depressão como o estado de desencorajamento, de perda de interesse, que sobrevém, p.ex., após perdas, fracassos, estresse físico e/ou psíquico, no momento em que o indivíduo toma consciência do sofrimento ou da solidão em que se encontra. É o distúrbio psíquico que se exprime por períodos duráveis e recorrentes de disforia, concomitantemente com problemas reais ou imaginários ou com experiências momentâneas de sofrimento, podendo ser acompanhado de perturbações do pensamento, da ação e de um grande número de sintomas psiquiátricos. A depressão produz uma sensação de prostração física ou abatimento moral.

 

Seja qual for a Definição todos sabem que depressão não é coisa boa! Entretanto, na contramão da depressão, Jesus afirmou que todos passam por situações que podem levar as pessoas a situações difíceis, mas é possível vencer. Veja:

 

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33

 

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”. João 14:27

 

1. Todos passam por aflições: “Neste mundo vocês terão aflições”.

As aflições são geradas por problemas ou supostos problemas que por si mesmas não produzem depressão, mas as reações negativas diante delas, tais como medo, ansiedade, amargura, e desânimo podem produzir a depressão.

 

2. É preciso estar preparado para as aflições. “Eu lhes disse essas coisas”.

Jesus previu tempos difíceis para os discípulos. Eles iriam sentir solidão e abandono, iam chorar, lamentar e entristecer, ter dores e angustia. As pessoas passam por depressões porque não se preparam para as aflições e reagem de forma negativa diante delas. O mundo só prepara as pessoas para a diversão e não para a aflição.

 

3. Nossa paz deve depender de Jesus. “Em mim vocês tenham paz”.

Pessoas cuja tranquilidade interior depende das circunstancias ficam sujeitas à depressão. Para o crente a depressão reflete uma deficiência na sua confiança em Deus. Ele se abala com as coisas dessa vida. Não fique curtindo os problemas, curta a Palavra de Deus. “Se você sabe se preocupar também sabe meditar” (Rick Warren).

 

4. É nosso dever cultivar o ânimo.  “Tenham ânimo”.

Primeiro é preciso ter Paz para depois ter ânimo, e o ânimo é a coragem, vontade e disposição para enfrentar as aflições, tendo em vista que não podemos viver sem elas. É preciso ter uma reação corajosa diante dos problemas.

 

5. Temos um exemplo em Jesus. “Eu venci o mundo”.

Jesus experimentou todas as aflições que podem levar uma pessoa a depressão, todavia não viveu e nem morreu deprimido.  Ele foi oprimido (atacado pelas aflições), mas não ficou deprimido.

 

Pense nisso!

Fale Comigo
Pelo WhatsApp