A construção de uma casa espiritual

27 DE SETEMBRO DE 2021

“Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual”. 1 Pedro 2.5

 

Uma casa é feita de tijolos, no entanto, um monte de tijolos não é uma casa. É preciso construir! Porém, ao observarmos a construção de uma casa percebemos que várias etapas são necessárias até que se possa morar em definitivo e a qualidade está associada aos materiais utilizados, a forma correta de aplicação e o material adequado para a finalidade desejada.

 

Mas antes mesmos dos tijolos é preciso do terreno, e este deve estar plano. Também é preciso contratar os construtores e todos os demais materiais que devem ser usados na obra. Ou seja, a construção pequena ou grande envolve etapas, leva tempo, planejamento, processos e há um jeito correto de se edificar.

 

Nossa casa espiritual não foge as regras, é preciso de um terreno, do construtor e dos materiais. O terreno é você, para nós cristãos, o construtor precisa ser o próprio Cristo e os materiais são as nossas atitudes.

 

O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios, fala que embora Cristo seja o fundamento de muitos cristãos, usamos diferentes materiais para construir nossas casas: para uns o ouro, outros prata, pedras preciosas, madeira, feno e até palha. Paulo também lembra que é o fogo que revela quão firme e durável é o material.

 

“Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.” 1 Coríntios 3:12,13

 

Para o apostolo Pedro, em 1 Pedro 2.5, os cristãos não apenas constroem suas próprias casas espirituais, como também, fazemos parte de uma construção muito maior, unidade da Igreja. Ou seja, nos ajudamos mutuamente uns aos outros.

 

Vale lembrar que a Bíblia diz que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (At 17.24), mas habita em nosso interior, pois somos um templo vivo, sua casa espiritual onde habita o Seu Santo Espírito (Ef 2.22).

 

Que possamos escolher sempre os mais nobres materiais e que Deus seja o construtor e habitador de nossa casa.

Fale Comigo
Pelo WhatsApp