De onde surgiu a tradição de acender velas junto ao bolo de aniversário?

De onde surgiu a tradição de acender velas junto ao bolo de aniversário?

Seguindo a tradição judaica, até o quarto século os cristãos não comemoravam a data de nascimento de seus fiéis. Orígenes de Alexandria, um dos pais da igreja, observava que dentre todas as pessoas santas nas Escrituras, nenhuma delas tinha guardado ou festejado seu aniversário. As únicas duas vezes que a comemoração de um aniversário aparece nas Escrituras, trata-se de reis tiranos, como em Gênesis 40:20 e Mateus 14:6. Colaborando com esse pensamento, o rei Salomão, famoso por seus provérbios deixou registrado que: “Mais vale o dia da morte que o dia do nascimento” Eclesiastes 7:1.

 

As festas de aniversário como à conhecemos hoje em dia, tem sua origem no panteão dos deuses gregos, quando os adoradores da deusa da caça e fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua cheia. Como se acreditava que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até os deuses, passou a acreditar que o simples comemorar de um aniversário com velas, também poderia proteger o aniversariante das divindades ruins e ainda garantir sua proteção no próximo ano.

 

Aparentemente sem ligação com as oferendas a Ártemis, na Alemanha do século XIII nasceu o costume de comemorar os aniversários das crianças nas primeiras horas do dia. Antes de apagar todas as velas, que precisavam ser apagadas de uma única vez, a criança fazia um pedido em secreto, e acreditavam que se esse pedido fosse mantido em segredo, poderia ser realizado. Ainda em relação às velas, sempre tinha uma a mais em relação à idade do aniversariante, essa vela era chamada de a Luz da Vida.

 

Cabe dizer que tanto os egípcios, gregos e posteriormente os romanos, eles só celebravam o aniversário de seus reis e deuses, só mais tarde que a festividade foi se popularizando e chegou o que é hoje em dia.

 

 

Pense nisso!

 

VER PRIMEIRO
Agora, que tal seguir o nosso Twitter e curtir a nossa página no Facebook? Para que você possa continuar acompanhando nossos posts.

 

Compartilhe com Seus Amigos:
Avatar
Douglas Dias

Os comentários estão fechados.